Quais indicadores de cobrança a sua empresa deveria analisar?

Quais indicadores de cobrança a sua empresa deveria analisar?

Existem vários indicadores essenciais para analisar o desempenho das suas cobranças e fazer uma projeção de entrada de caixa. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Carteira por faixa de atraso (ou aging do contas a receber): O aging é um relatório que mostra há quanto tempo as faturas em aberto estão pendentes de pagamento, geralmente dividido em faixas de atraso como 0-30 dias, 31-60 dias, 61-90 dias e mais de 90 dias. Com esta visão, é possível entender rapidamente se existe um risco alto de perda, que é normalmente proporcional ao número de dias
  2. Taxa de inadimplência: Esta é a proporção de valores que estão em atraso em relação ao valor total esperado a receber para um determinado período de tempo
  3. Dias em atraso: Esta métrica mede quantos dias os clientes estão em atraso com seus pagamentos em média
  4. Taxa de sucesso de cobrança: Esta métrica mede a proporção de cobranças bem-sucedidas em relação ao total de cobranças realizadas
  5. Tempo médio de resposta: Esta métrica mede o tempo médio que leva para os clientes responderem às suas comunicações de cobrança
  6. Contato com a pessoa certa (CPC): Mede a eficácia do processo de cobrança em conectar com a pessoa correta dentro da empresa do cliente devedor. Quando uma empresa não consegue chegar à pessoa certa, ela pode ter dificuldade em receber os valores devidos

Esses são apenas alguns exemplos de indicadores que você pode querer acompanhar. A escolha dos indicadores depende das suas metas de cobrança e do seu modelo de negócios. De qualquer forma, é essencial que os seus processos financeiros sejam orientados por dados – venha falar com os especialistas da Neofinpara saber mais:

[elementor-template id=”1196″]

Enriquecimento de Dados Cadastrais: Como Fazer na Sua Cobrança
Enriquecimento de Dados Cadastrais: Como Fazer na Sua Cobrança

Implemente o enriquecimento de dados cadastrais para melhorar a conversão de suas cobranças. Confira como funciona esta técnica.

Nova Regra do Pix 2025: Como Impacta Sua Empresa
Nova Regra do Pix 2025: Como Impacta Sua Empresa

As novas regras de monitoramento de transações via Pix e cartão de crédito e como elas impactam a sua empresa.…

Atualizações Neofin – Novidades de Dezembro
Atualizações Neofin – Novidades de Dezembro

Conheça as novas funcionalidades da Neofin de dezembro, como a nova versão da recorrência, exportação de listagem personalizada e mais.

Lista Atualizada de Códigos Bancários em 2025
Lista Atualizada de Códigos Bancários em 2025

Confira a lista atualizada dos bancários das cinquenta principais instituições financeiras do Brasil. Confira o código do seu banco.

Como Aplicar os Conceitos de Marketing na Cobrança de Clientes
Como Aplicar os Conceitos de Marketing na Cobrança de Clientes

Como utilizar os conceitos de marketing para cobrar clientes e aumentar a recuperação de créditos da sua empresa.

Gestão de Cobranças: 5 Elementos Tecnológicos para Turbinar seu Financeiro
Gestão de Cobranças: 5 Elementos Tecnológicos para Turbinar seu Financeiro

Como Unir Finanças e Tecnologia para Reduzir Atrasos. Cinco Elementos para Potencializar sua Gestão de Cobranças e Fluxo de Caixa.

Garanta Seu Fluxo de Caixa: Chega de Fazer Milagres para Receber
Garanta Seu Fluxo de Caixa: Chega de Fazer Milagres para Receber

Cansou de fazer milagres no final do mês para receber? Aprenda a garantir seu fluxo de caixa com automação de…

Mensagem de Cobrança: Como Receber de Seus Clientes
Mensagem de Cobrança: Como Receber de Seus Clientes

Como a mensagem de cobrança certa aliada a um sistema de cobrança automatizado aumenta a conversão de cobrança em caixa.

Agende uma demonstração gratuita

Nossa inteligência preditiva desbloqueia caminhos para melhorar o seu dia a dia em conjunto com a conversão de contas a receber em caixa da sua empresa, oferecendo as melhores segmentações, cadências, modelos de mensagens e canais de comunicação.

3x

mais tempo para você e seu time

50%

redução de processos manuais

WhatsApp