Foi negativado ou protestado?

Veja abaixo o que fazer em cada situação para regularizar seu CNPJ ou CPF com o credor!

Primeiramente, vamos dar um contexto do que significa ser protestado ou negativado.

O que é um protesto?

De acordo com a legislação vigente (Lei 9.492/97), o protesto é um ato formal e solene realizado em cartório para provar a inadimplência e o descumprimento de uma obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida. Em outras palavras, é um procedimento realizado por instituições credoras para oficializar a falta de pagamento de uma dívida por uma pessoa ou empresa.

Como resolver o protesto?

  1. Verifique seu e-mail e procure por mensagens da [Neofin]. Lá você encontrará informações detalhadas sobre a fatura e instruções para pagamento.
  2. Efetue o pagamento da fatura e aguarde o recebimento do e-mail com o passo a passo para pagamento das custas de cartório (taxas oficiais). O site para pagamento é https://www.pesquisaprotesto.com.br/
  3. Após o pagamento da fatura e das taxas mencionadas, aguarde o cancelamento do protesto no cartório.
  4. Para consultar se há algum protesto em seu nome, é só usar o mesmo site mencionado: https://www.pesquisaprotesto.com.br/ e buscar pelo número de seu documento.

O que significa quando um protesto está “disponível para cancelamento”?

Quando a informação “Disponível para Cancelamento” aparece, significa que é possível quitar as taxas oficiais pendentes. Após o pagamento dessas taxas, o próximo passo é aguardar o cancelamento do protesto no cartório.

O que é negativação?

A negativação é o registro de uma dívida não paga nos cadastros de inadimplentes dos birôs de crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista. Esse registro é feito pela empresa credora e indica que o cliente não cumpriu com suas obrigações financeiras. A negativação pode impactar negativamente a pontuação de crédito (score) e dificultar a obtenção de novos créditos, financiamentos e até mesmo a contratação de certos serviços.

Como saber se estou negativado?

Acessar seu relatório de crédito nos principais birôs, como Serasa, SPC e Boa Vista, onde constarão todas as informações sobre sua situação de crédito.

Como resolver uma negativação?

Para resolver uma negativação, siga estes passos:

1. Verifique seu e-mail e procure por mensagens da [Neofin] para obter informações a fatura e realizar o pagamento.

2. Após o pagamento, o próximo passo é aguardar o cancelamento deste apontamento – na mesma fatura que realizou o pagamento é possível acompanhar o status.

Ainda está em dúvida?

Fale com o setor de cobrança da Neofin no e-mail atendimento@neofin.com.br ou WhatsApp 11 94446-7100

Agende uma demonstração gratuita

Nossa inteligência preditiva desbloqueia caminhos eficientes rumo ao sucesso financeiro, oferecendo as melhores cadências, modelos, mensagens e canais para maximizar recebimentos.

3x

mais produtividade para o seu time

50%

redução de processos manuais