Atualizações Neofin – Novidades de Dezembro

Atualizações Neofin – Novidades de Dezembro

A Neofin segue na vanguarda do mercado para oferecer um sistema de cobrança automatizado que simplifique e potencialize os processos financeiros de seus clientes.

Em dezembro de 2024, funcionalidades importantes foram implementadas no sistema de cobrança, trazendo ainda mais praticidade e inteligência aos processos de cobrança e gestão de recebíveis. 

Neste artigo, detalhamos as principais atualizações, ressaltando como elas podem melhorar a experiência dos nossos parceiros. Vamos lá?

1. Recorrência 2.0

A nova versão da Recorrência agora possui uma tela de listagem separada da tela de ‘’Recebimentos’’. Isso permite que os usuários acessem os detalhes de cada recorrência, realizando uma gestão completa: visualizar, editar e cancelar as cobranças criadas.

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Detalhes Disponíveis

  • Dados do cliente
  • Informações da recorrência: dados como data de criação, forma de pagamento, ID da recorrência, frequência, tipo de recorrência, valor, data de vencimento, multa, juros, descontos, número da nota fiscal e descrição.
  • Dados do recebimento: lista das faturas geradas.
  • Anexos: documentos relacionados à recorrência

Criação e Personalização

O processo de criação da recorrência continua intuitivo. O usuário informa o cliente a ser cobrado, o valor, periodicidade, primeira data de vencimento e o tipo de recorrência. 

Agora, adicionamos duas novas opções de periodicidade, totalizando semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual.

Regras de Cobrança

  • Semanal: 6 dias antes do vencimento
  • Quinzenal: 14 dias antes do vencimento
  • Mensal: 10 dias antes do vencimento
  • Bimestral, Trimestral e Anual: 30 dias antes do vencimento

Status da Recorrência

As recorrências podem estar em três status diferentes:

  • Ativa: Quando a primeira cobrança for gerada, o status será alterado para “Ativa”, permanecendo até ser finalizada ou cancelada.
  • Finalizada: Quando o período estipulado para a recorrência for concluído (por data ou quantidade de parcelas), a recorrência será finalizada após a emissão da última parcela.
  • Cancelada: Quando a recorrência for cancelada pela empresa.

Edição

  • Edição da recorrência

Ao editar a recorrência na listagem, a empresa não altera as cobranças já geradas, apenas as futuras. A empresa pode alterar os seguintes dados: frequência, valor, tipo de recorrência, juros, multa, descontos e descrição. As alterações realizadas serão salvas no histórico da recorrência.

  • Edição de uma parcela da recorrência

Caso a empresa precise alterar alguma cobrança já gerada, deve acessar a parcela que precisa ser modificada e seguir o processo de edição da fatura em mais ações.

Importante: essa alteração afetará somente a cobrança em questão, sem impactar as cobranças futuras.

Esse processo pode ser realizado:

  • Na tela de recorrência, em dados do recebimento, haverá as parcelas geradas, o usuário deve selecionar a parcela desejada e clicar nos três pontinhos do lado direito da parcela.
  • Na listagem de recebimentos, selecionar a parcela desejada e clicar em mais ações.

Cancelamento:

  • Cancelar a recorrência inteira:

Ao cancelar uma recorrência em andamento, as parcelas já geradas não serão canceladas.

  • Cancelar uma ou mais parcelas:

A empresa pode optar por cancelar uma ou mais parcelas que ainda estão em aberto ou já vencidas, dentro da recorrência. Para isso, deve acessar a parcela que deseja cancelar e solicitar o cancelamento da fatura. Essa ação não afetará as futuras cobranças geradas.

2. Gestão de Usuários

Editar e Excluir

Agora, na gestão de usuários, ao clicar nos três pontinhos, há as seguintes opções:

  • Detalhes: Visualizar nome, e-mail e perfil do usuário.
  • Editar: Alterar o nome e o perfil do usuário.
  • Excluir: Remover o usuário da plataforma.

Importante: Ao editar o nome de um usuário, a alteração será refletida apenas na listagem da gestão de usuários. O nome exibido ao acessar a plataforma ou meu perfil não será alterado. Para editar o e-mail de um usuário, será necessário excluí-lo e cadastrá-lo novamente.

O fluxo de Adicionar Usuário continua o mesmo, com as validações já presentes na plataforma.

 

Meu Perfil

Agora, é possível atualizar nome, e-mail e telefone no seu perfil.

Para garantir que o e-mail e telefone permaneçam únicos, não será permitido cadastrar um e-mail ou telefone que já esteja em uso na plataforma.

3. Cadastro Incompleto

O usuário agora pode atualizar o cadastro de clientes em lote diretamente na tela de cadastro incompleto. 

O usuário tem a opção de exportar uma planilha com os clientes cujos dados estão incompletos, realizar as atualizações diretamente nessa planilha e, em seguida, fazer o upload para o sistema.

 

4. Exportação da Listagem de Recebimentos com Filtros

Agora, a empresa pode exportar a listagem de recebimentos com base no filtro aplicado na tela. 

Ao iniciar a exportação, será exibida uma mensagem informando que o processo será realizado de acordo com o filtro selecionado, com a opção de confirmar ou cancelar a ação. A exportação vai por e-mail para o usuário que exportou, não é baixado na hora. 

Se nenhum filtro for aplicado, a exportação incluirá todos os dados da tabela.

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Como Essas Atualizações Podem Beneficiar sua Empresa?

As melhorias introduzidas pela Neofin em dezembro de 2024 destacam nosso compromisso com a excelência em gestão de recebíveis e cobranças corporativas.

Com a introdução da Recorrência 2.0, sua empresa pode desfrutar de um sistema de cobrança automatizado que oferece maior controle sobre as recorrências e flexibilidade para ajustar cobranças futuras. 

Além disso, a capacidade de editar usuários e gerenciar perfis aprimora a administração interna, enquanto a atualização de cadastros em lote e a exportação de listagens filtradas proporcionam uma gestão mais eficiente e precisa.

Essas inovações garantem que o seu processo de cobrança seja ágil e sem contratempos.

Potencialize Sua Gestão de Cobrança

Para você que ainda não é cliente da Neofin, gostaria de saber como essas novidades podem impactar diretamente seu fluxo de caixa e sua gestão de cobranças? 

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