Como garantir a efetividade das suas cobranças

Como garantir a efetividade das suas cobranças

Qualquer negócio precisa ter uma entrada de caixa consistente para crescer e agregar valor aos seus clientes. Apesar da importância do processo de contas a receber e cobrança, é muito comum que times financeiros passem por etapas extremamente manuais para conseguir receber de seus clientes, não sobrando tempo para que olhem indicadores estratégicos e ajudem a tomar as melhores decisões para a empresa.

Quanto menos trabalho manual existir no processo de cobrança, maior a efetividade e taxa de recuperação.

Falamos aqui de algumas etapas que ajudam a garantir a efetividade das suas cobranças:

Consolidar os dados de transações com status de recebimento

Para conseguir cobrar de maneira eficiente, a primeira etapa é ter uma fonte de dados confiável, onde se consiga saber exatamente quais valores estão em aberto ou vencidos e há quanto tempo. Com estas informações, é possível traçar uma estratégia de recuperação e prevenção de vencimentos.

Possuir uma conciliação bancária instantânea

Deixar de cobrar de seus clientes impacta negativamente o seu negócio, mas cobrar de maneira errada é também muito desgastante e pode trazer insatisfações. Por este motivo, a conciliação bancária é tão importante e quanto mais automática e em tempo real ela acontecer, maiores as chances de recebimento.

Implementar uma régua de cobrança

Em muitos casos os clientes deixam de pagar por falta de organização e planejamento. Por isso é tão importante ter uma régua de cobrança preventiva, que lembre os clientes dos próximos pagamentos. Além disso, a partir do momento que o contas a receber fica vencido, é essencial ter uma régua de comunicação que constantemente lembre o seu cliente daqueles valores, podendo passar para medidas mais duras como negativação ou protesto caso necessário.

Criar anotações e tarefas

Sem os registros do que foi acordado e negociado para cada parcela em atraso, fica muito difícil manter uma consistência e chegar em um acordo que seja benéfico para todas as partes. Em diversos casos é acordada uma data para pagamento, mas sem o devido acompanhamento, isso acaba se perdendo. Por este motivo, consolidar todas as interações com determinado cliente é essencial para organizar suas cobranças e próximos passos para garantir o recebimento.

De maneira geral, o processo de cobranças é complexo e envolve várias etapas. Ele começa no momento de cadastro do cliente e venda, passando pelo vencimento, pós vencimento e relacionamento. Por isso é essencial que os times financeiros tenham ferramentas à sua disposição para reduzir o trabalho operacional, ganhar efetividade e ajudar a empresa a crescer de maneira saudável.

Com a Neofinvocê consegue otimizar todas estas etapas e levar seu processo de cobranças para o próximo nível!

[elementor-template id=”1196″]

Agende uma demonstração gratuita

Nossa inteligência preditiva desbloqueia caminhos para melhorar o seu dia a dia em conjunto com a conversão de contas a receber em caixa da sua empresa, oferecendo as melhores segmentações, cadências, modelos de mensagens e canais de comunicação.

3x

mais tempo para você e seu time

50%

redução de processos manuais

Gestão de Cobrança Eficiente: 7 Estratégias Práticas
Gestão de Cobrança Eficiente: 7 Estratégias Práticas

Entenda a importância da gestão de cobrança em tempos de alta inadimplência e como implementar com essas 7 dicas da…

Entenda O Que É Uma Empresa de Cobrança e Como Funciona
Entenda O Que É Uma Empresa de Cobrança e Como Funciona

Entenda o que é uma empresa de cobrança. como ela funciona e como escolher a melhor para reduzir a inadimplência…

Transforme Inadimplência em Lucro com Cobrança Automática
Transforme Inadimplência em Lucro com Cobrança Automática

Reduza inadimplência e ganhe eficiência com cobrança automática. Descubra como automatizar seu financeiro e ter previsibilidade de caixa.

CRM de Cobrança: Acelere Sua Geração de Caixa e Evite Perdas de Receita
CRM de Cobrança: Acelere Sua Geração de Caixa e Evite Perdas de Receita

Um CRM de cobrança pode acelerar sua geração de caixa e evitar perdas de receita. Veja como funciona e os…

Como Aplicar os Conceitos de Marketing na Cobrança de Clientes
Como Aplicar os Conceitos de Marketing na Cobrança de Clientes

Como utilizar os conceitos de marketing para cobrar clientes e aumentar a recuperação de créditos da sua empresa.

Gestão de Cobranças: 5 Elementos Tecnológicos para Turbinar seu Financeiro
Gestão de Cobranças: 5 Elementos Tecnológicos para Turbinar seu Financeiro

Como Unir Finanças e Tecnologia para Reduzir Atrasos. Cinco Elementos para Potencializar sua Gestão de Cobranças e Fluxo de Caixa.

Garanta Seu Fluxo de Caixa: Chega de Fazer Milagres para Receber
Garanta Seu Fluxo de Caixa: Chega de Fazer Milagres para Receber

Cansou de fazer milagres no final do mês para receber? Aprenda a garantir seu fluxo de caixa com automação de…

Mensagem de Cobrança: Como Receber de Seus Clientes
Mensagem de Cobrança: Como Receber de Seus Clientes

Como a mensagem de cobrança certa aliada a um sistema de cobrança automatizado aumenta a conversão de cobrança em caixa.

WhatsApp