Previsão dos Recebimentos

Previsão dos Recebimentos

Prever o recebimento é uma tarefa fundamental para o sucesso financeiro de qualquer empresa – entretanto, não é algo simples de se colocar em prática e muitos negócios acabam “vivendo um dia de cada vez”, o que pode ser perigoso financeiramente. É importante para que a empresa possa planejar seus gastos, investimentos e despesas com base nas entradas de caixa que espera receber. Neste artigo, discutiremos algumas técnicas e estratégias para prever o recebimento de uma empresa.

Uma das primeiras coisas que o departamento financeiro pode fazer é revisar o histórico financeiro para entender padrões e tendências. Isso pode incluir o crescimento de vendas e recebimentos ao longo do tempo, bem como analisar se há sazonalidade ou inadimplência significativa. Com estes dados, já é possível começar a fazer uma projeção do esperado. 

Em linha com esta etapa, é essencial calcular o prazo médio de recebimento das vendas, com base no histórico e no que está sendo negociado comercialmente. Com este dado, é possível prever quando cada entrada de caixa irá ocorrer, de acordo com o faturamento. É uma fórmula simples que basicamente mostra quanto tempo após o faturamento a entrada de caixa irá acontecer.

Por ser uma prática essencial, muitas empresas estão investindo em tecnologias avançadas para ajudar na previsão de recebimentos. Isso pode incluir software de análise de dados e inteligência artificial, que identificam padrões e tendências em grandes conjuntos de dados. Essas tecnologias também podem ajudar a prever a probabilidade de um cliente pagar ou atrasar um pagamento com base em seu histórico de pagamentos.

No entanto, é importante lembrar que prever recebimentos nem sempre é uma ciência exata. Há muitos fatores que podem afetar a capacidade de um cliente de pagar, incluindo mudanças nas condições econômicas ou problemas financeiros pessoais. Por isso, é importante que a empresa seja flexível e esteja preparada para ajustar suas previsões com base em novas informações.

De maneira geral, a previsão de recebimentos tem tido grandes avanços com novas tecnologias que permitem a consolidação de todos os dados em um só lugar, além de já realizarem conciliação, uso de inteligência artificial para cobranças e projeções automatizadas. Quanto melhor forem estas projeções, mais bem preparado o negócio estará para tomar boas decisões.

Com a Neofin você consegue otimizar todas estas etapas e levar seu processo de cobranças para o próximo nível!

[elementor-template id=”1196″]

Agende uma demonstração gratuita

Nossa inteligência preditiva desbloqueia caminhos para melhorar o seu dia a dia em conjunto com a conversão de contas a receber em caixa da sua empresa, oferecendo as melhores segmentações, cadências, modelos de mensagens e canais de comunicação.

3x

mais tempo para você e seu time

50%

redução de processos manuais

Como Criar Mensagens de Cobrança que Funcionam + 11 Modelos Práticos
Como Criar Mensagens de Cobrança que Funcionam + 11 Modelos Práticos

Como escrever uma mensagem de cobrança eficaz e respeitosa. Onze modelos prontos e boas práticas para cada etapa da régua…

Como Fazer Controle de Recebimentos da Maneira Certa
Como Fazer Controle de Recebimentos da Maneira Certa

Como fazer o controle de recebimentos da sua empresa. Estratégias de cobrança automatizada, ferramentas integradas e os indicadores certos.

Assessoria de Cobrança: Como Escolher a Melhor para a Sua Empresa
Assessoria de Cobrança: Como Escolher a Melhor para a Sua Empresa

Uma assessoria de cobrança ajuda sua empresa a recuperar valores, otimizar caixa e reduzir a inadimplência com estratégias personalizada.

Lançamento do Agente Inteligente de Atendimento Pelo WhatsApp da Neofin
Lançamento do Agente Inteligente de Atendimento Pelo WhatsApp da Neofin

Agente Inteligente no WhatsApp: automatize respostas sobre cobranças, boletos e contas a receber. Melhore a experiência de atendimento.

Como Aplicar os Conceitos de Marketing na Cobrança de Clientes
Como Aplicar os Conceitos de Marketing na Cobrança de Clientes

Como utilizar os conceitos de marketing para cobrar clientes e aumentar a recuperação de créditos da sua empresa.

Gestão de Cobranças: 5 Elementos Tecnológicos para Turbinar seu Financeiro
Gestão de Cobranças: 5 Elementos Tecnológicos para Turbinar seu Financeiro

Como Unir Finanças e Tecnologia para Reduzir Atrasos. Cinco Elementos para Potencializar sua Gestão de Cobranças e Fluxo de Caixa.

Garanta Seu Fluxo de Caixa: Chega de Fazer Milagres para Receber
Garanta Seu Fluxo de Caixa: Chega de Fazer Milagres para Receber

Cansou de fazer milagres no final do mês para receber? Aprenda a garantir seu fluxo de caixa com automação de…

A Arte da Linguagem: Como Transformar Cobrança em Caixa
A Arte da Linguagem: Como Transformar Cobrança em Caixa

Como a mensagem de cobrança certa aliada a um sistema de cobrança automatizado aumenta a conversão de cobrança em caixa.

WhatsApp