
“Como cobrar clientes sem ter CNPJ?” Essa é uma dúvida comum de quem trabalha por conta própria, especialmente no início da jornada.
Prestar serviços de forma informal é algo frequente, mas quando o assunto é cobrança de clientes, vale saber: ter um CNPJ facilita muito a sua vida e dá mais segurança para manter o caixa em dia.
Ter um CNPJ abre portas para que você possa emitir notas fiscais, firmar contratos, ter acesso a crédito empresarial, e, principalmente, agir com respaldo jurídico em casos de inadimplência.
Ou seja: a formalização com CNPJ te dá mais estrutura para cobrar sem complicações e ainda permite contar com sistemas especializados quando a operação crescer.
Vale a pena formalizar
Se você ainda está na informalidade, então considere dar esse passo. Hoje, abrir um MEI (Microempreendedor Individual) é simples, rápido e gratuito.
Você passa a ter CNPJ, pode emitir nota fiscal, contribui com um valor fixo mensal e também já garante benefícios como aposentadoria e auxílio-doença.
Além disso, sua cobrança se torna mais profissional aos olhos dos seus clientes.
O que ajuda muito na hora de fechar acordos, receber em dia e organizar o financeiro.
Mas como cobrar sem CNPJ?
Enquanto o CNPJ não sai, existem boas práticas que você pode adotar para manter o controle e também proteger seus recebimentos. Por isso, anota essas dicas:
- Sempre mantenha os seus registros organizados: anote todas as informações de clientes, serviços prestados, valores, prazos e comprovantes de pagamento. Use planilhas simples ou ferramentas gratuitas de gestão.
- Estabeleça critérios de cobrança: defina prazos claros, políticas de pagamento e o que acontece em caso de atraso. Você pode definir por exemplo:
- Prazo para pagamento: até 3 dias úteis após a entrega;
- A forma de pagamento: PIX, transferência, boleto; sendo à vista ou parcelado.
- Consequência para atraso: juros de 2% ao mês + R$ 0,50 ao dia de atraso ou suspensão temporária do serviço.
Deixe isso combinado desde o início e registre o acordo com a pessoa. Quando tudo está alinhado previamente, você evita mal-entendidos e desgastes futuros.
- Envie lembretes com educação e firmeza: você pode usar mensagens por WhatsApp ou e-mail. Salva esse exemplo:
- Olá [Nome do Cliente], tudo bem?
Passando para lembrar que o pagamento referente ao [serviço/produto] venceu no dia [data].
Posso te ajudar a regularizar por aqui. Obrigado!
- Olá [Nome do Cliente], tudo bem?
- Evite informalidades em excesso: mesmo sem CNPJ, mantenha um tom profissional. Veja a diferença:
- ❌ “Oiê, sumido! Cadê meu pix? 😅”
- ✅ “Olá, [Nome]. Tudo bem? Vi que o pagamento ainda não foi feito. Precisa de ajuda para concluir?”
Um tom respeitoso e profissional ajuda o cliente a entender a seriedade do pagamento.
Te conto ainda mais sobre como cobrar educadamente nesse vídeo que preparei para o canal do Youtube da Neofin:
A Neofin está por perto para quando você crescer
Somos especialistas em sistemas de cobrança para empresas.
Quando sua operação estiver mais estruturada e você tiver um CNPJ ativo, vai poder contar com um sistema completo para automatizar cobranças, renegociações, envio de boletos e muito mais.
Tornando todo esse processo muito mais fácil! Tudo para que você não perca tempo cobrando manualmente e mantenha o foco em oferecer seu melhor serviço.
Por enquanto, continue acompanhando o nosso blog e nosso canal no YouTube.
Sempre vamos trazer conteúdos práticos para ajudar você a manter a saúde do seu caixa, melhorar seus recebimentos e profissionalizar sua cobrança.
Obrigada pela leitura!